A visita à esta casa de amparo acontece sempre no terceiro domingo de cada mês pela manhã, realizada por amigos e tarefeiros do Grupo Fraternal Espirita João Ramalho.
A tarefa tem início por volta das 8:45hs, com uma leitura espírita fraterna, a apresentação dos novos voluntários (que devem passar pela entrevista de orientação às 2ª.feiras ou sábados).
Às 11:00hs todos voltam a se encontrar. Tarefeiros, idosos e auxiliares são convidados a participar da palestra com o tema semanal do Evangelho Segundo o Espiritismo e em seguida recebem o passe.
A atividade principal é fazer companhia aos idosos, ouvir o que eles tem para contar, sorrir, dar carinho e atenção, proporcionando aos idosos um dia mais agradável e oferecendo amparo , sustentação espiritual e social a eles.
Também é realizada a preparação do ambiente para a palestra com o tema do Evangelho, o transporte dos idosos em cadeiras de rodas, o corte de unhas, cabelo e barba e por fim tarefas de cozinha, como lavar, picar, ralar, legumes e verduras, escolher feijão, limpar frango...
A instituição foi fundada por um grupo de pessoas que se preocupavam com a questão do envelhecimento saudável com dignidade.
Atualmente, devido à dificuldades, possui cerca de 70 idosos confinados com idade igual ou superior a 60 anos que não possuem residência(desamparados das ruas). Também são acolhidos idosos depententes ou independentes, carentes, deficientes, com ou sem vínculo familiar, com ou sem meios para a sobrevivência, visando sempre um relacionamento interpessoal, moral e sem discriminações(etnia, orientação religiosa e sexo).